Image Map

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Livro: A Forma da Água - Andrea Camilleri

Uma das capas brasileiras de "A Forma da Água."

"Desta vez , não tinham sido apenas o cheiro e a maneira de falar de sua terra a tomar conta dele, mas a imbecilidade, a selvageria, o horror." 
Esta é uma das passagens finais do romance policial "A Forma da Água". E é contra a imbecilidade e o horror que se insurgem os livros do escritor Andrea Camilleri, o novo "caso" da literatura italiana. (...)
A trama de "A Forma da Água" é muito bem montada, o ritmo da narrativa é ágil e os diálogos têm uma coloquialidade convincente. Aliás, uma das virtudes do autor é sua habilidade em mesclar o dialeto da Sicília com o italiano, o que infelizmente se perde na tradução.
Mas se engana quem espera encontrar nos seus livros aquele sul da Itália tradicional e "típico", barulhento, com um mafioso e uma "mamma" em cada esquina. Estamos em plenos anos 90, em que os criminosos já não têm nenhum código de honra (a famosa "omertà") e a corrupção é capilar, metastásica.
Ao final da novela, Montalbano chega a entender perfeitamente o que se passou: um crime sem assassino, a encenação de uma morte que de fato aconteceu. Mas aí já é tarde demais: a decifração do enigma não chega a anular o mal, "a selvageria, o horror". - Texto escrito por Maurício Santana Dias. (Fonte.)

Após assistirmos ao episódio "La forma dell'acqua", da série Il Comissario Montalbano, aqui está um trecho do livro para leitura. 

Trecho para leitura: Capítulo 12

LINK PARA DOWNLOAD

Amanhã postaremos a atividade! Bom fim de semestre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário