Semana passada postamos os links para download do filme inspirado no primeiro livro publicado de Elena Ferrante.
Hoje, deixo dois curtos capítulos do livro para leitura.
Antes de mais nada, aqui vai um resumo da obra, extraída do site da Saraiva:
Aos quarenta e cinco anos, Delia retorna a sua cidade natal, Nápoles, na Itália, para enterrar a mãe, Amalia, encontrada morta numa praia em circunstâncias suspeitas: a humilde costureira, que se acostumou a esconder a beleza com peças simples e sem graça, usava nada além de um sutiã caro no momento da morte.Revelações perturbadoras a respeito dos últimos dias de Amalia impelem Delia a descobrir a verdade por trás do trágico acontecimento. Avançando pelas ruas caóticas e sufocantes de sua infância, a filha vai confrontar os três homens que figuraram de forma proeminente no passado de sua mãe: o irmão irascível de Amalia, conhecido por lançar insultos indistintamente a conhecidos e estranhos; o ex-marido, pai de Delia, um pintor medíocre que não se importava em desrespeitar a esposa em público; e Caserta, uma figura sombria e lasciva, cujo casamento nunca o impediu de cortejar outras mulheres.Na mistura desorientadora de fantasia e realidade suscitada pelas emoções que vêm à tona dessa investigação, Delia se vê obrigada a reviver um passado cuja crueza ganha contornos vívidos na prosa elegante de Elena Ferrante.
Inicia-se hoje, 6 de maio, o segundo ciclo do projeto. Vamos falar um pouquinho do livro "Um Amor Incômodo", escrito por Elena Ferrante. "Quem é Elena Ferrante?" Você me pergunta. Bem, seja quem for, esse não é o nome dela. Elena Ferrante é um Pseudônimo. Muitos afirmam que a identidade de Ferrante já foi descoberta, mas o que de fato importa é que a autora escreveu inúmeros livros de sucesso, alguns já adaptados para o cinema e para a televisão (Série da HBO!).
Abaixo, um pouco mais sobre a história que conheceremos no mês de maio:
Capa do livro original, em italiano.
À direita: capa do DVD, em italiano.
Sinopse: Uma mulher morre misteriosamente. Ninguém sabe com quem ela estava na noite fatal. Sua filha, Délia, a considerava uma pessoa leviana e inconsequente. Ela sabia que a mãe era uma mulher insatisfeita, capaz de escapar da vigilância obsessiva do marido para ter casos secretos e arriscados. Filme estrelado por Anna Bonaiuto, mulher do diretor Mario Martone. Baseado no romance homónimo de Elena Ferrante, L’Amore Molesto foi um dos filmes mais marcantes do Festival de Cannes de 1995. Mario Martone mergulha nas ruas de Nápoles, cidade de muitas cores e contrastes, que, como as protagonistas do filme, vive entre o passado e o presente, a realidade e a imaginação. A extraordinária atmosfera criada pela fotografia de Luca Bigazzi (A Grande Beleza) aliada à musicalidade e rítmico do dialeto napolitano fazem deste filme uma obra fundamental para se entender o fascínio desta cidade.
Caso não consiga visualizar o trailer, clique aqui.
A atividade será postada próxima semana e poderá ser enviada até o fim do mês de maio. (Entre os dias 27 e 31.) Espero que gostem do filme.
Deixo aqui também o alerta para a temática forte do filme. Entretanto, não há nenhuma cena explícita no filme.
Lembrando que a legenda está no arquivo do filme, apesar de não ser tão boa (foi a melhor que encontramos para disponibilizar aqui). De qualquer forma, mande um e-mail caso queira a legenda em italiano/inglês.